Trabalhos de Conclusão de Curso

Trabalhos de Conclusão de Curso
 
Clique nos títulos para baixar o texto completo

↔ Relação de TCC’s defendidos em 2017:

 ♦ BORELLI, Júlia Gabriela. Pensionato desnudo: vivências e percepções do período ditatorial no romance ‘As meninas’, de Lygia Fagundes Telles. 2017. (Orientador: Prof. Ms. Lucas André Berno Kölln).

♦ CARMINATI, Luis Henrique. Moedas romanas e signos de poder: Lúcio Cornélio Sila e as amoedações da década de 80 a.C. 2017. (Orientador: Prof. Dr. Moisés Antiqueira).

♦ COSTA, Inara Gabriela Figueiredo da. Entre o livro didático e a literatura: Diferentes abordagens sobre os sertanejos nordestinos durante a Era Vargas. 2017. (Orientadora: Prof.ª Dr.ª Aparecida Darc de Souza).

♦ DUTRA, Daniel da Rosa. A indústria fonográfica e a música brega: Um estudo sobre Walter Basso. 2017. (Orientadora: Prof.ª Dr.ª Claudia Monteiro).

♦ FREIRE, Daniel. A artificialidade da vida na sociedade moderna e uma ressignificação da vida a partir de Walden, de Thoreau. 2017. (Orientadora: Profª. Drª. Claudia Monteiro).

♦ KAUFMANN, Francieli Maria Kappes. Memórias e experiências de professoras da rede municipal de ensino do município de Entre Rios do Oeste 1990 a 2016. 2017. (Orientador: Prof. Ms. Paulo Roberto de Oliveira).

♦ MARTINS, Simara Cristina Vieira. Relações de conflito e disputa de terras entre o MST e a Araupel e seus desdobramentos na cidade de Quedas do Iguaçu. 2017. (Orientador: Prof. Ms. German Adolfo Ocampo Sterling).

♦ MOHR, Nadir. A Escrita de si da imigrante Klara Hermann: Sentidos pedagógicos de uma narrativa de superação. 2017. (Orientadora: Prof.ª Dr.ª Méri Frotscher Kramer).

♦ MOMESSO, Antônio Carlos. Trabalhadores movimentando mercadorias no Oeste do Paraná: Experiências e relações de trabalho (1986-2016). 2017. (Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sheille Soares de Freitas).

♦ NARDI, Guilherme Cezar. O surgimento do movimento punk no Brasil segundo o documentário “Botinada” (2006). 2017. (Orientador: Prof. Dr. André Luiz Leme).

♦ NENEVÊ, Felipe Eduardo. O gosto pelo vinil: Um estudo a ser realizado a partir dos seus apreciadores. Cascavel – PR. 2017. (Orientador: Prof. Dr. Danilo Ferreira Fonseca).

♦ PAIVA, Iracema Nascimento. A experiência/memórias dos moradores do bairro Alvorada de Marechal Cândido Rondon/PR. 2017. (Orientadora: Profª. Drª. Adriana de Carvalho Medeiros).

♦ PONESTK, Nicole Cândido. África e Cinema: O lugar de um continente bestializado em “Beast of no Nation. 2017. (Orientador: Prof. Dr. Danilo Ferreira Fonseca).

♦ REY, Débora Canguçu. O discurso da mídia brasileira acerca da corrupção: O caso Lava Jato. 2017. (Orientadora: Prof.ª Dr.ª Carla Luciana Souza da Silva).

♦ SCHAUFELBERGER, Marcos Cristian. Travessias na fronteira: Uma história dos deslocamentos fronteiriços sob o olhar dos barqueiros. 2017. (Orientador: Prof. Ms. German Adolfo Ocampo Sterling).

♦ SILVA, Mateus Araújo Rafael. A construção do complexo de pontes do Porto Camargo e ribeirinhos em Icaraíma-PR. 2017. (Orientador: Prof. Dr. Rinaldo José Varussa).

♦ SIVERIS, Elizandra Oestreich. Escritas se si na Revista Blumenau em Cadernos (1974-2014). 2017. (Orientadora: Prof.ª Dr.ª Méri Frotscher Kramer).

♦ SMIDERLE, Edgar. O cantar de Mio Cid e a construção de um modelo de cavaleiro ideal (séculos XII-XIII). 2017. (Orientador: Prof. Dr. André Luiz Leme).

♦ SOARES, Camila Calgarotto. A influência dos conceitos da contracultura na obra discográfica de Raul Seixas – (1970-1989). 2017. (Orientador: Prof. Dr. Danilo Ferreira da Fonseca).

♦ VORPAGEL, Cristiano. Descaso versus progresso: um estudo sobre o discurso do Jornal Hoje de Cascavel sobre a construção da Itaipu. 2017. (Orientadora: Profª. Drª. Carla Cristina Nacke Conradi).

 

↔ Relação de TCC’s defendidos em 2016:

♦ BARRELA, Douglas Henrique. Pato Bragado: Cidade e Memórias (1985-2012). 2016. (Orientadora: Prof. Dr. Valdir Gregory).

♦ CAETANO, Paloma Mariana. Dualismo Perverso: As Experiências de Jovens Trabalhadores em seu Processo de Escolarização. 2016. (Orientadora: Prof.ª Dr.ª Aparecida Darc de Souza).

♦ CRUZ, Felipe da Silva. Do Lixo ao Luxo: o funk sai da periferia a alcança o estrelato. 2017. (Orientador: Prof. Dr. Danilo Ferreira Fonseca).

♦ GOMES, Caio Cesar Machado. O Discurso e a Morte na Atenas do Século V a.c. a partir das Obras de Eurípides. 2016. (Orientador: Prof. Dr. Moisés Antiqueira).

♦ NOAL, Sara Munique. Cinderela Negra e o Escritor Maldito: Uma análise histórica de “Quarto de Despejo” e “Homens de Papel. 2016. (Orientador: Prof. Dr. Antônio de Pádua Bosi).

♦ WENTZ, Lidiane Karina. Multiculturalismo e ensino de história: Saberes e experiências de professoras de história sobre a questão multicultural em Marechal Cândido Rondon. 2016. (Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto de Oliveira).

 

↔ Relação de TCC’s defendidos em 2015:

 ♦ CLARO, Cristian Alan Ames. A luta por pertencimento: as ocupações como constituintes do espaço urbano e o caso de Vila Alta (Guaíra/PR). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2015. (Orientadora: Profª. Drª. Geni Rosa Duarte).

♦ SCHNEIDER, Bárbara Jung. A música brasileira nos primeiros anos da ditadura nas páginas da Revista Veja (1968-1973). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2015. (Orientadora: Profª. Drª. Carla Luciana Souza da Silva).

♦ SCHNEIDER, Lizandra Maria. Das cidades na história às histórias de uma vila no oeste paranaense: trajetória de “Dois Irmãos”, distrito de Toledo/PR (1951-2015). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2015. (Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Ribeiro Paziani).

♦ WEBER, Nayara Cadamuro. Entre a precarização e os sentidos do trabalho docente: trajetórias e experiências de professores de História do Oeste do Paraná – Marechal Cândido Rondon e Toledo. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2015. (Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Ribeiro Paziani).

 

↔ Relação de TCC’s defendidos em 2014:

♦ CARDOSO, Shaieny Philippsen. “Orar e trabalhar” presença da congregação benedita em Nova Santa Rosa/Paraná (1970/1985). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2014. (Orientadora: Prof. Dr. Nilceu Jacob Deitos).

♦ CHAPARINI, Fabiana Stahl. Resistência e repressão em Santa Helena no período ditatorial (1964-1985). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2014. (Orientadora: Profª. Drª. Carla Luciana Souza da Silva).

♦ LAGOS, Saionara. Em busca de trabalho? Pressões, limites e protagonismos de trabalhadores em Marechal Cândido Rondon – Paraná. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2014. (Orientadora: Profª. Drª. Sheille Soares de Freitas).

♦ LENHARDT, Ana Paula. Memorial dos pioneiros: a construção de um lugar de memória em Toledo-PR. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2014. (Orientador: Prof. Dr. Marcos Nestor Stein).

♦ MIRANDA, Pedro Henrique. Um espetáculo voraz: democracia e conflitos do século XXI no filme jogos vorazes. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2014. (Orientador: Prof. Ms. Rodrigo Candido da Silva).

♦ PALAGANO, Luciano Egidio. As mudanças no Código Florestal brasileiro: os embates parlamentares em torno do relatório do Deputado Aldo Rebelo. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2014. (Orientador: Prof. Ms. Alexandre Blank Batista).

♦ PIQUITIN, Mauro Consa. Memórias sobre o Loteamento Ceval: Histórias de Luta e Resistência. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2014. (Orientadora: Profª. Ms. Claudia Cristina Hoffmann).

♦ PIMENTEL, Alessandro. Trabalhadores na construção civil: entre construir e produzir possibilidades, Toledo-PR (2000-2013). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2014. (Orientadora: Profª. Drª. Sheille Soares de Freitas).

♦ SANTOS, Diego. Memória Comunicativa e Geração: análise das memórias familiares na colônia Entre Rios (Guarapuava – PR). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2014. (Orientadora: Profª. Drª. Méri Frotscher Kramer).

♦ SANTOS, Raiane Clair Ramirez dos. “Terra de Todas as Gentes”: uma análise da revista Etnias no Paraná (1989). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2014. (Orientadora: Prof. Dr. Marcos Nestor Stein).

 

↔ Relação de TCC’s defendidos em 2013:

♦ BALD, Mirian Ritter. Pratos típicos de Marechal Cândido Rondon: construção de tradições e identidades através da festa do boi no rolete.MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Dr. Danilo da Fonseca).

♦ BRUNETTO, Poliane. Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu: embates em torno da construção da sexta UHE no Rio Iguaçu (2008-2012). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Dr. Marcos Nestor Stein).

♦ CARVALHO, Joselene Ieda dos Santos Lopes de. Deslocamentos de trabalhadores de Guaíra para frigoríficos no Oeste do Paraná: dinâmica histórica da industrialização regional. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Dr. Antônio de Pádua Bosi).

♦ CORRÊA, Simone de Souza. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Comissão Patoral da Terra e a luta dos expropriados da ITAIPU em Guaíra/PR (1975-1990). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Dr. Marcio Antônio Both da Silva).

♦ DALTOÉ, Julius Hericky Hafemann. Nas ruas, nas praças, quem disse que sumiu? Os estudantes da CONLUTAS no campus da UNIOESTE de Marechal Cândido Rondon (2002-2007). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Ms. Marcos Vinicius Ribeiro).

♦ GALANTE, Márcio Augusto. A construção do herói e suas virtudes no poema Ilíada e no filme Tróia. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Dr. Marcos Luís Ehrhardt).

♦ GRANDO, Guilherme Dotti. Trabalho industrial, identidade de classe e os trabalhadores das indústrias alimentícias COPAGRIL e FAVILLE em Marechal Cândido Rondon/PR (2000-2010). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Dr. Antônio de Pádua Bosi).

♦ HOFF, Carlos Aloisio. O massacre de Realengo na Revista Veja: uma análise sobre a violência nas escolas. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013.  (Orientadora: Profª. Ms. Édina Rautenberger).

♦ INOCÊNCIO, Vânia Graziele. Lei de Terras de 1850 e apropriação territorial no Paraná durante os anos 1854 a 1874: reflexões em história agrária. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Dr. Marcio Antônio Both da Silva).

♦ LUFT, Jacson Adriano. Vitória da iniciativa popular? Emancipação do distrito de Pato Bragado a partir da atuação do Conselho de Desenvolvimento Comunitário (1986-1991). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Dr. Marcio Antônio Both da Silva).

♦ OLIVEIRA, Carem Aline de.  Sobre exploração e alternativas na trajetória de trabalhadores:entreo campo e a moda-bebê (Terra Roxa-PR, 1990-2013). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientadora: Profª. Drª. Sheille Soares de Freitas).

♦ OLIVEIRA, Marcos da Silva de. Operários, futebol e indústria na cidade de Marechal Cândido Rondon (1979-1989). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientadora: Profª. Drª. Aparecida Darc de Souza).

♦ PEREIRA, Maria Cristina de Castro. Trabalhadores da Sadia em Toledo: relações de trabalho e sindicalismo (décadas de 1960 a 1980). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Dr. Rinaldo José Varussa).

♦ SANTANA, Talita Maisa. Entre literaturas e memórias: as mulheres e a colonização de Toledo/PR. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Dr. Davi Félix Schreiner).

♦ SANTOS, Luís Carlos. Trabalhadores e a cidade. o Loteamento Morada do Sol e os territórios em disputa em Nova Santa Rosa/PR (2000-2010). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Dr. Rinaldo José Varussa).

♦ SILVA, Tatiane Karine Matos da. Trabalhadores e proprietários na “Terra das Águas”: conflitos, desapropriações e expectativas sobre os modos de viver em Santa Helena-PR (1960-2013). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientadora: Profª. Drª. Sheille Soares de Freitas).

♦ TAZINAFFO, Lúcio Fellini. Magia e religiosidades populares na Roma Antiga: uma análise sobre as leituras das práticas mágicas em obras literárias dos séculos I e II D. C.. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientador: Prof. Dr. Marcos Luis Ehrhardt).

♦ WRASSE, Douglas Luis. O caipira Chico Bento: representações do caipira nas Histórias em Quadrinhos do Chico Bento de Maurício de Souza (1962-2012). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2013. (Orientadora: Profª. Drª. Geni Rosa Duarte).

↔ Relação de TCC’s defendidos em 2012: 

♦ ANDRADE, Guilherme Ignácio Franco de. Movimentos de extrema direita no Brasil: Grupo Valhalla 88. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2012. (Orientadora: Profª. Msª. Maria José Castelano).

♦ BROCARDO, Daniele. Memórias sobre o processo de desmatamento e da ação de madereiras na região de Cascavel/ PR (1950-1970)MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2012. (Orientador: Prof. Dr. Marcos Nestor Stein).

♦ CALLEGARI, Ricardo. “Desde que nasci sempre fui sem terra”: o processo de luta pela terra e conquista do Assentamento José Eduardo Raduan (1979-1999). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2012. (Orientador: Prof. Dr. Paulo José Koling).

♦ DIVINO, Odair. A construção de memórias: o caso do movimento Pró-Estado do Iguaçu. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2012. (Orientador: Prof. Dr. Nilceu Jacob Deitos).

♦ FRANCO, Deivid Fernando. Política e sociedade no Brasil do século XIX: uma leitura da obra “Esaú e Jacó” de Machado de Assis. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2012. (Orientador: Prof. Dr. Marcos Luis Ehrhardt).

♦ GONSALVES, Rosana Déa Marques. Rádio e humor entre as fronteiras: uma análise da trajetória do radialista Alemão Louco. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2012. (Orientador: Prof. Ms. Danilo Ferreira Fonseca).

♦ LANGER, Denise. Entre cartilhas e rocçado: a escolarização como pauta na vida de trabalhadores e proprietários (Marechal Cândido Rondon-PR, 1960-1980). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2012. (Orientadora: Profª. Drª. Sheille Soares de Freitas).

♦ MARCHI, Beatriz. Saúde e relações de trabalho no frigorífico de aves em Marechal Cândido Rondon/ParanáMCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2012. (Orientador: Prof. Dr.Vagner José Moreira).

♦ PAINI, Maríndia Borges. Costurando vidas: conflitos e contradições na experiência de trabalhadores na indústria de vestuário (Ampere-PR, 1990-2010). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2012. (Orientadora: Profª. Drª. Sheille Soares de Freitas).

♦ PARTEKA, Thamara. Antiguidade e medievalismo em um só texto: a construção de Os Lusíadas e as vicissitudes de seu tempo. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2012. (Orientador: Prof. Dr. Marcos Luis Ehrhardt).

♦ WOLFART, Cíntia. História e criminalidade: um estudo de processos judiciais de sedução e rápto da Comarca de Toledo (1950-1970). MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2012. (Orientador: Prof. Dr. Marcio Antônio Both da Silva).

♦ WRASSE, Romildo Reinaldo. Escola Luterna Evangélica Concórdia: análise de memórias de ex-alunos no contexto da formação de Marechal Cândido Rondon. MCR: Curso de Graduação em História UNIOESTE, 2012. (Orientadora: Profª. Msª. Selma Martins Duarte).

 


 
Documentos importantes para confecção dos TCC’s:
 
 
 

Os comentários estão desativados.